Tradutor

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Os detentores da Hegemonia política campinense

Por: Ricardo Júnior

Na política é comum vermos famílias se perpetuarem no poder por longos anos, parece-me que ainda vivemos no período da republica velha onde as grandes famílias chefiadas pelos coronéis possuíam o poder em suas mãos. Essa política arcaica é marcada por diversas brigas que ao povo nada acrescenta, pelo contrario, atesta o retrocesso eleitoral de determinado lugar.

Assim como na vida, a luta para conseguir eleger-se a um cargo do executivo não é nada fácil, é preciso ter dinheiro (empresariado), um bom partido político, apadrinhamento político (Famílias), carisma e conhecimento dentre o povo e as lideranças comunitárias. Esse é o modelo   base político para poder chegar com uma certa força em um  pleito eleitoral. Essa é a infeliz realidade eleitoral que irei retratar da política Campinense, e claro esse modelo base está presente em milhares de cidades espalhadas por todo o  Brasil.

Aqui como em muitos lugares  as famílias políticas são tidas como verdadeiros times de futebol, com direito a fã clube de apaixonados e verdadeiros torcedores que dão o seu próprio sangue em prol destes. As pessoas que não tem um amadurecimento cultural e político chegam a se atracarem umas contra as outras como foi em 2012 na disputa pela prefeitura Municipal, vários confrontos entre facções políticas em militância sucederam-se na cidade, tudo isso é fruto do fanatismo cego que arruína nossa cidade e qualquer outra, pois para o  crescimento de uma nação, estado ou município nada melhor do que se ter eleitores conscientes, no caso de Campina Grande os conscientes são a minoria.
Vital do Rêgo, Enivaldo Ribeiro e Ronaldo Cunha Lima.

Em Campina Grande temos duas grandes forças e uma terceira emergente, Cássio Cunha Lima (PSDB), Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e a emergente Daniella Ribeiro (PP), cada qual representando suas respectivas famílias. Toda essa rivalidade começou num passado não tão obstante (Década de 80 a 90) com os patriarcas dessas famílias (acima citadas em negrito).
 Ronaldo Cunha Lima, Antônio Vital do Rêgo e Enivaldo Ribeiro, ambos se digladiavam pelo poder,
claro que com o passar do tempo o cenário político mudou, não vou entrar em detalhes para não gerar delongas até porque são muitos detalhes.

Hoje é cada família por si, no passado houveram alianças entre os Ribeiros e os Rêgos contra a família Cunha Lima, e depois ambas migraram para aliados da mesma. Com o desgaste do tempo a família que mais sofreu politicamente em relação as urnas foi a família Ribeiro, a família Vital do Rêgo emergiu-se do esquecimento com a eleição de Veneziano para prefeito em 2004, e a família Cunha Lima foi a única que se manteve firme e forte todo esse tempo. Cássio hoje é a maior liderança política da Paraíba, isso é um fato inegável, Veneziano a nível estadual cresce a cada dia, (Vale salientar que Veneziano é pré-candidato ao governo do estado em 2014) e Daniella está emergindo a nível municipal, pois desde Enivaldo nunca mais nenhum Ribeiro fora eleito prefeito de Campina Grande.

Eleições 2012
Em 2012 ficou evidente essas três forças, Daniella Ribeiro não conseguiu chegar ao segundo turno, porém provou que mesmo em uma legenda de menor expressão e sozinha tem muitos votos, uns advindos dela mesma e outros dos simpatizantes de seu pai, Veneziano por sua vez não conseguiu eleger sua candidata a sucessão, todavia a levou para o segundo turno e  não obteve a virada tão esperada que ocorrera em tempos de outrora, por outro lado Romero Rodrigues que foi apadrinhado pelo grupo do Senador Cássio Cunha Lima saiu vitorioso no pleito com cerca de 130 mil votos, quebrando um ciclo de 8 anos de governo do Pmdbista.



Veneziano Vital do Rêgo, Daniella Ribeiro e Cássio Cunha Lima.


Usando um pouco dos números entendemos que são 20 anos de governo Cunha Lima a frente do município, 8 anos dos Rêgos e 7 anos dos Ribeiros.

Dos patriarcas apenas o Enivaldo Ribeiro esta vivo, Ronaldo Cunha Lima e Vital do Rêgo ambos já faleceram.

Curiosidades: As eleições de 1982 e 2004 foram segundo os campinenses as disputas mais marcantes para a prefeitura da cidade.

1982: Ronaldo derrota Enivaldo e Antônio Vital do Rêgo, mesmo a dobradinha tendo o maior poder aquisitivo e a prefeitura nas mão, porém do outro lado se tinha Ronaldo com seus versos emblemáticos que encantavam como nunca o povo campinense.

2004: Veneziano mesmo após ter perdido a eleição para deputado federal no pleito de 2002, fora indicado como o candidato do PMDB, candidato o qual  quebraria o ciclo de 20 anos de governo Cunha lima sob Campina Grande, Veneziano enfrentou Rômulo Gouveia candidato apoiado pelo então governador do estado Cássio Cunha Lima.  Rômulo perderia de virada no segundo turno com uma diferença de 791 votos, Veneziano não contou com o apoio de seu pai  AntônioVital do Rêgo nesse pleito.


Para finalizar tenho uma pergunta que não quer calar, quando essa briga irá acabar? Só Deus sabe... enquanto isso o povo segue dividido e Campina Grande em pé de guerra. Presumo que por debaixo dessa ponte muitas águas irão passar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário