Homens no processo de criação de uma máscara mortuária, no início do século 20. (Foto: Acervo Library of Congress) |
Coloque-se na seguinte situação: Você é um pintor famoso que vive na França de 1850. Em um belo dia, te encomendam uma grande pintura de Napoleão Bonaparte, líder francês que faleceu em 1821. Como retratar um homem que você não chegou a conhecer pessoalmente? Como saber as feições de um homem que faleceu há décadas? Ver uma máscara mortuária de Napoleão Bonaparte resolvia todo esse problema.
Feitas de gesso ou cera, as máscaras mortuárias eram confeccionadas o mais breve possível após a morte da pessoa. No entanto, nem sempre se esperava a morte para a confecção de máscaras. Homens como Goethe, Benjamin Franklin, George Washington, Abraham Lincoln e Beethoven fizeram suas máscaras ainda em vida.
Conheça as mais famosas máscaras mortuárias da história:
DANTE ALIGHIERI
Dante Alighieri foi um grande poeta e político italiano. Nascido em 1265, Dante é o escritor de “A Divina Comédia”, clássico da literatura mundial. Faleceu em 1321.
ISAAC NEWTON
Isaac Newton nasceu em 1643, em Londres. Foi um importante físico e cientista inglês. A lei da gravidade foi uma dentre inúmeras leis da física que marcaram seu trabalho. Newton faleceu em 1727.
BENJAMIN FRANKLIN
Benjamin Franklin nasceu em 1706 e foi um grande cientista, abolicionista, diplomata e inventor. É mundialmente conhecido por suas experiências com eletricidade. Franklin faleceu em 1790.
GEORGE WASHINGTON
George Washington foi o primeiro presidente dos Estados Unidos. Faleceu em decorrência de uma infecção de garganta em 1799.
NAPOLEÃO BONAPARTE
Nascido em 1769, Napoleão foi um líder militar francês mundialmente conhecido por suas conquistas. Faleceu em 1821.
LUDWIG VAN BEETHOVEN
Beethoven foi um compositor alemão que mudou a história da música clássica. Suas obras são referências e seu nome é citado como um dos principais pilares da música. Faleceu em 1827.
ABRAHAM LINCOLN
Lincoln foi advogado, deputado e presidente dos Estados Unidos. Em 1863, como presidente, divulgou a Proclamação da Emancipação, declarando a libertação dos escravos da época. Lincoln foi assassinado em 1865.
Todas as máscaras acima mostradas estão em posse de museus. Várias foram utilizadas para a reconstituição digital da face desses personagens da história.
Fonte:http://www.imagenshistoricas.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário