Tradutor

sábado, 28 de dezembro de 2013

Gulag: Os campos de concentração soviéticos

Por: Ricardo Júnior 
Os registros históricos sempre estão postos a serem analisados, quando se fala em holocausto o que imediatamente vem a sua mente? Nazismo, intolerância religiosa e 2° Guerra mundial. O fato é que a história documenta a sociedade de fatos que jamais devemos esquecer, o holocausto foi um fato marcante do século XX, milhões de Judeus mortos em campos de concentração, porém o que iremos analisar é que não somente foram os nazistas que o fizeram milhares de prisioneiros e morto, o comunismo também matou milhões de pessoas, analistas afirmam que a extinta União soviética matou muito mais do que o regime nazista.


Nas escolas esses fatos não são levados em conta, poucos de nossos alunos sabem da verdadeira faceta do comunismo, a face do mal fica exclusivamente por conta do nazismo, porém quem foi o homem que governou a união soviética com o braço de aço? Poucos filmes, documentários são divulgados sobre a vida do tirano vermelho Josef Stalin, que matou milhões de pessoas, não somente estrangeiros que se opuseram ao regime comunista, a sua ideologia de morte não era para os Judeus, não existia uma pré lista de perseguidos, matava-se indiscriminadamente bastando apenas uma ar de rebeldia ou de fracasso, como muitos generais eram obrigados a se matarem ao perder uma batalha. Durante o governo stalinista milhares de cristãos, ciganos, burgueses entre outros foram vítimas do sistema vermelho. O povo não o amava, os soviéticos os temiam e motivos para o tal sentimento de temor não faltavam, como mostramos em uma postagem anterior ( "Qualquer semelhança não é mera coincidência: Nazismo e Comunismo") esses regimes totalitários eram tão rivais e tão parecidos que uma distinção complexa parece realmente uma tarefa difícil de ser feita. 

O "Gulag" era um sistema de campos de trabalhos forçados para criminosos, presos políticos e qualquer cidadão em geral que se opusesse ao regime da União Soviética: todavia, a grande maioria era de presos políticos, antes da Revolução, o Gulag chamava-se "Katorga", e aplicava exatamente a mesma coisa: pena privativa de liberdade, pena de trabalhos forçados e pena de morte. Os bolcheviques continuaram a tradição autocrática-imperial russa em uma escala dezenas de vezes maior e em condições muito piores, onde até o canibalismo existiu.



Um pouco de sua história

Este sistema funcionou de 25 de Abril de 1930 até 1960 . Foram aprisionadas milhões de pessoas, muitas delas vítimas das perseguições de Stalin, as consideradas "pessoas infames", para a chamada "Pátria Mãe" (a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), e que deveriam passar por "trabalhos forçados educacionais" e merecerem viver na chamada "Pátria Mãe". O Gulag tornou-se um símbolo da repressão da ditadura de Stalin. Na verdade, as condições de trabalho nos campos eram bastante penosas e incluíam fome, frio, trabalho intensivo de características próprias da escravatura (por exemplo, horário de trabalho excessivo) e guardiões desumanos.
Ficheiro:Gulag Location Map af.svg
Mapa dos campos de concentração na União Soviética

 Floresceram durante o regime chamados pelos historiadores de stalinista da URSS, estendendo-se a regiões como a Sibéria e a Ucrânia, por exemplo, e destinavam-se, na verdade, a silenciar e torturar opositores ao regime, incluindo entre eles anarquistas, trotskistas e outros marxistas.
Os fluxos de entrada e saída dos campos era muito substancial, o número total de detentos entre 1929 e 1953 é de cerca de 18 milhões. Como parte do mais amplo "trabalho duro", se deve adicionar cerca de 4 milhões de prisioneiros de guerra, e pelo menos 6 milhões de "especiais", ou seja, de camponeses que foram deportados durante a coletivização , para um total de 28.000.000.

Curiosidades: 

•Na época de Stálin, contar piadas sobre o Partido Comunista ou seus membros rendia pena de 25 anos num gulag. Chegar atrasado ao trabalho por quatro vezes dava cana de três anos.

• Os prisioneiros chegavam de trem. Em seguida, eram despidos e colocados em cubículos - 0,3 m2 para quatro pessoas - dentro de um alojamento sem teto. Enquanto isso, documentos e pertences eram checados. Boas roupas, objetos de valor e calçados eram confiscados pelos guardas.

• Além de ficar espremidos, os recém-chegados não tinham acesso a banheiro. Por isso, pisavam em fezes congeladas que não eram retiradas nunca!

• O alimento era distribuído de acordo com a produtividade. Isso acelerava a morte dos mais frágeis e mantinha os fortões trabalhando mais. Quem cumpria a meta do dia recebia cerca de 1 kg de alimento, composto de pão, batata e macarrão. De proteína, só uns 20 g de carne, e olhe lá!

• Os prisioneiros eram responsáveis por retirar as próprias fezes acumuladas nos banheiros - que ficavam fora dos alojamentos. Além das condições sanitárias precárias, os caras eram infestados de piolhos. Para piorar, havia pouquíssimo investimento em instalações médicas.

• A jornada de trabalho era de 14 horas diárias. Em Kolyma, o principal trabalho era na mineração de carvão. Apesar de haver picaretas e carrinhos precários para exploração do solo congelado, a maioria dos prisioneiros era obrigada a extrair os minérios com as mãos.

• Os guardas eram treinados para não sentir empatia pelos presos, enxergando-os como subumanos. A violência era recompensada, e tentativas de fuga eram inaceitáveis. Por isso, qualquer assassinato podia ser justificado com a frase "ele estava tentando escapar"...


Opinião 

É incrível como a lama esquerdista do nosso país ainda defendem suas ideologias farsantes de igualdade, desenvolvimento e liberdade. Que desenvolvimento tem um país em que todo o poder está concentrado nas mãos do estado? Que escraviza seu povo em campos de concentração, como foi no passado e ocorre atualmente na Coreia do Norte e em outros? Que tipo de liberdade tem um ser humano que ao declarar sua ideologia contraria ao do regime é preso e tido como um criminoso político? Se o regime comunista realmente presta-se não existiria o muro de Berlim, orgulham-se da educação cubana, mas de que adianta ter o povo todo alfabetizado e na miséria? Por que as cidades cubanas estão em ruínas?Que tipo de educação é essa que oprime o seu povo a opção do uso da Internet que é um portal para o conhecimento,  privam seu povo de lerem os livros que quiserem, por que será? Porque eles tem medo de que as pessoas conheçam o outro lado da moeda, os que tiveram a oportunidade de conhecer a realidade no mundo a fora não vivem mais nos países sob tais regimes. Na China por exemplo se você declarar que é cristão é morto e perseguido, na Coreia do Norte nem se fala, que tipo de liberdade é essa? Qual é a felicidade que vive um povo oprimido?

Porque no Brasil o Nacional socialismo (Nazismo) é proibido, e o partido comunista é permitido? Ambos mataram descaradamente milhares de pessoas, são criminosos da humanidade, e no Brasil um esquerdopata é tido como o presidente do povo, mas na verdade não passa de mais um farsante, um mito como foi o Che Guevara, um lobo transvestido de ovelha. 
Che Guevara foi um "herói" para os esquerdopatas, porém não passou de mais um Stalin da vida, executou muitas pessoas, não tinha amor algum ao povo, tinha amor ao poder, ao homicido como mais um sanguinário, não aceitava as opiniões contrarias porque no fundo sabia que sua ideologia era muito inferior as demais que se perpetuavam pelo mundo a fora, como por exemplo o capitalismo liberal.

Se você é mais um esquerdopata não consuma um hamburger  McDonald, não compre camisas com a marca da Nike, não utilize Iphone, pois tudo isso é produto imperialista do capitalismo selvagem, doe seu carrão do ano aos pobres, divida tudo que é seu a eles, e se não esta satisfeito no Brasil, vá morar na Coreia do Norte, e depois nos diga se é bom residir naquele lugar. Quando a mente não funciona o corpo padece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário