Tradutor

domingo, 8 de dezembro de 2013

O Desafeto do pai: A relação entre PSDB E PMDB

Por : Ricardo Júnior 

Após o fim do regime militar instaurado no Brasil varias lideranças se amontoaram nos mesmos partidos, eram políticos dos mais variados segmentos sociais e ideológicos. Seria uma verdadeira Babilônia prescrita na bíblia? Muitos cientistas políticos alegam que "sim".

Por favor caros leitores, não me entendam como partidarista de "A" ou "B", não concordo com essa premissa de que é preciso você ser um partidarista porque algum partido lhe é semelhante, por outro lado, voto em pessoas (particular) e não em partidos, e se o particular prestar, porque se não prestar, voto nulo!
Mas voltando ao nosso tema central, analisaremos a fundo a relação de "Pai" pra "filho" como diria o saudoso Luiz Gonzaga.

Mas por quê "Pai"? 

O Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB), foi  fundado em 25 de junho de 1988 por importantes figuras do cenário político brasileiro, como o ex-presidente (à época senador) Fernando Henrique Cardoso entre tantos outros, todavia, antes de fundarem o PSDB, esses senhores eram membros do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que posteriori se tornaria o PMDB. 

Contexto histórico: Em 25 de junho de 1988 um grupo de dissidentes do PMDB capitaneados por pessoas de São Paulo e Minas Gerais levou a termo sua insatisfação com o governo Sarney, que haveria "de se constituir no primeiro da Nova República para se fazer o último da Velha República".

 Tal disparidade se acentuou durante a Assembleia Nacional Constituinte, onde os membros do partido votaram pelos quatro anos de mandato para o Presidente da República apesar de a tese dos cinco anos ter prevalecido, capitaneada pela maioria da bancada do PMDB e de políticos conservadores agrupados no "Centrão", liderados pelo deputado Roberto Cardoso Alves, grupo suprapartidário formado em fins de 1987. Entre os fundadores do novo partido estavam José Richa, Franco Montoro, José Serra, Mário Covas, Carlos Antônio Costa Brandão, Humberto Costa Brandão, Carmelito Barbosa Alves, Waldyr Alceu Trigo e Fernando Henrique Cardoso, escudados por Sérgio Motta, Magalhães Teixeira e Geraldo Alckmin. Fora de São Paulo o novo partido arregimentou Pimenta da Veiga, Eduardo Azeredo, José Richa, Artur da Távola, Célio de Castro, Afonso Arinos, Chagas Rodrigues, Almir Gabriel, Teotônio Vilela Filho, Aécio Neves, Arthur Virgílio e Maria de Lourdes Abadia. Posteriormente outros políticos, como Tasso Jereissati e Ciro Gomes, migrariam para o partido.

Segundo levantamento feito pela Editora Três via enciclopédia Brasil 500 Anos, a bancada inaugural do PSDB no Congresso Nacional possuía nove senadores e trinta e nove deputados federais, representando dezesseis estados e o Distrito Federal. Destes, onze eram paulistas, porém a maior representação per capita era a de Alagoas, com quatro nomes numa bancada de onze membros contra os 63 oriundos de São Paulo. Para corroborar tais assertivas basta dizer que dois dos três senadores paulistas e três dos oito deputados federais alagoanos participaram da fundação do PSDB, inclusive Renan Calheiros.
Com este núcleo partidário, o PSDB foi formado pela confluência de diferentes pensamentos políticos contemporâneos: dos trabalhistas, adotou a primazia do trabalho sobre o capital; a ética, a solidariedade e a participação comunitária foram assimiladas dos pensadores católicos personalistas, e das ações políticas dos líderes europeus do pós-guerra. Trouxe do socialismo sua vertente democrática e do comunismo a luta dos trabalhadores por direitos iguais, inclusive no voto, e inclui ainda o combate ao totalitarismo de esquerda e direita.

Eleições presidenciais

No que tange ao voto popular o PSDB obteve duas vitória consecutivas no cenário político brasileiro, a  1994 - 1998 com  Fernando Henrique Cardoso (Hoje a maior figura política-histórica do partido). O interessante a ser analisado é que mesmo após o êxodo partidário, e a derrota no 1° turno em 1994 para FHC, o PMDB saiu da condição de oposição  para situação no governo FHC, pelo menos a sua grande maioria, pois ainda existiu até as eleições presidenciais de  2002 pequenos focos contra a tal aliança.

O PSDB já somaram 8 anos de governo, enquanto que o PMDB nunca comandou a pasta executiva no país através do voto direto, porém sabemos que o PMDB é o maior partido brasileiro com 2 355 472 filiados.

Atualidade

Nos dias atuais, ambos estão em palanques opostos, o PMDB ocupa diversas pastas importantes no governo Dilma, assim como no período do Lula, no entanto, é notável o desgaste atual entre o PT e o PMDB, tendo em vista algumas pré-candidaturas estaduais dos Petistas que colocam em xeque a aliança nacional.

Já o PSDB sempre foi contrario ao PT, diferentemente do PMDB o partido tucano é a maior oposição ao governo Petista, porém vem sofrendo duras derrotas consecutivas para a presidência da república. O PMDB é, ou não é o partido de sustentação de base? Vale salientar a sua força regional, e sua tradição histórica, como já asseverei acima, apesar de nunca ter eleito nenhum presidente, na visão de muitos analistas o PMDB é o partido chave para uma eleição, se eu fosse o PT jamais deixaria acabar essa aliança.

Lista de Senadores da República por partidos :

Lista de Deputados Federais por partido: 512

  • PT 1500





.



Nenhum comentário:

Postar um comentário