Tradutor

sábado, 19 de abril de 2014

2014 o embate dos invictos

Por Ricardo Júnior:

Mais uma ano de eleição esta chegando em todo o país, na Paraíba o período pré-eleitoral esta a cada dia que se passa pegando fogo, não tenho duvidas que esse será um dos embates políticos mais emblemáticos da história do nosso estado.

No período republicano tivemos 50 governadores onde poucos são os que se destacaram no cenário político, nomes como; Solón Barbosa de Lucena, João Suassuna, João Pessoa, José Américo de Almeida, Antenor de França Navarro, Argemiro de Figueiredo, Pedro Moreno Gondim, João Agripino Filho, Tarcisio Burity, Ronaldo Cunha Lima entre outros poucos.

Memoráveis embates entre o José Américo de Almeida e o Argemiro de Figueiredo, onde o filho de Areia saiu vencedor, quem não lembra do Jingle "O homem é Pedro"? Na disputa de Pedro Moreno Gondim contra Jandhuy Carneiro, onde Pedro saiu vitorioso. Ronaldo Cunha Lima derrubando a maquina de Wilson Leite Braga, esses foram momentos marcantes de nossa política contemporânea, e hoje estamos diante de mais um embate histórico.

São três nomes fortes se digladiando entre si, sabemos que haverá 2° turno não nos resta a menor das dúvidas, de um lado temos o atual governador girassol, Ricardo Coutinho, apoiado pela maioria dos prefeitos, porém com a menor legenda de guia eleitoral, sabe-se que poucos são os partidos fortes que o governador tem em sua base, do outro lado temos o ex-aliado do governo, o senador campinense Cássio Cunha Lima, filho do saudoso poeta Ronaldo Cunha lima que ja governou a Paraíba de 90 á 94, Cássio sofreu grandes baixas em sua base eleitoral, perdeu seu amigo Rômulo Gouveia, indicado a vice na chapa de Ricardo em 2010 pelo próprio Tucano, outras grandes baixas como, Manoel Ludgero, Adriano Galdino,Dr Damião Feliciano e Efraim Morais. Políticos tradicionais  que marcharam durante anos com a família Cunha Lima, hoje preferem seguir voo solo ao lado do atual governador, mesmo com tantas  baixas o senador Cássio nas pesquisas é o 1° colocado, a verdadeira força é a do povo, jamais podemos nos esquecer disso.


O embate esta muito polarizado, diversas farpas dos ex-aliados são trocadas diuturnamente, os aliados do governador chamam o senador tucano de "traidor e oportunista", já os tucanos taxam Ricardo como  "ditador", entre essas idas e vindas quem vem por fora atacando os dois lados da moeda é o pré candidato do PMDB, o neto do saudoso Pedro Gondim, Veneziano Vital do Rêgo, o "cabeludo" como assim é chamado pelos seus correligionários vem peregrinando por todo estado através do projeto "pensando a Paraíba", que traz um dialogo com os paraibanos sobre a atual situação que o nosso estado se encontra e claro é uma maneira de levar o seu nome aos quatro cantos do estado, uma vez que Veneziano só tenha sido eleito prefeito de Campina Grande por dois mandatos consecutivo. Veneziano enfrenta  desafios enormes, tornar seu nome conhecido no cenário estadual, lutar contra velhas raposas da política, e buscar elevar seu nome nas pesquisas de intenções de voto, tarefas nada fáceis.

Um detalhe importante nesse analise é que os três candidatos  favoritos ao governo do estado nunca perderam um sequer eleição no âmbito executivo, Ricardo foi prefeito da capital por 2 vezes e eleito governador em 2010, sendo o mais votado da história (Com ajuda decisiva de Cássio), Cássio por outro lado foi prefeito de Campina Grande por 3 vezes, e eleito 2 governador do estado, sendo o primeiro governador a ser reeleito na Paraíba, e o primeiro governador a ter seu mandato cassado. Já seguindo na tangente  timidamente temos o Veneziano, tendo apenas sido eleito por 2 mandatos consecutivo eleito prefeito de Campina Grande.

Desta vez apenas 1 continuará invicto nessa caminhada política, quem será? O experiente senador Cássio Cunha Lima? O atual governador do estado, Ricardo Coutinho? Ou o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo?

Essa  pergunta quem vai nos responder são as urnas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário