Tradutor

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Brasília em guerra e o povo refém das incertezas

Por: Ricardo Júnior

Estava há uns dias atrás analisando o papel dos partidos políticos no cenário atual e cheguei a algumas conclusões. Aquele que credita que o PSDB é a verdadeira oposição ao projeto Petista de governo se engana profundamente, pouco se vê a manifestação do partido a favor do impeachment do governo Dilma, Aécio Neves anda mais sumido do que nunca, ele era para ser a voz altiva nesse momento crucial contra os desgovernos do PT, José Serra esse eu nem comento, nunca fez oposição ao PT, nem quando era candidato a presidente.

O partido que vem fazendo uma dura oposição ao governo é sem dúvidas o partido Democratas, sempre acido em seus pronunciamentos o seu porta voz no senado, o senador, Ronaldo Caiado dá uma aula de como se fazer oposição de fato. O PSB por sua vez não sabe em qual lado ficará, além de pouco aparecer na mídia, anda muito apático, diferente dos tempos do grande Miguel Arraes, o PSB cresceu nessas ultimas eleições, elegendo muitos prefeitos e governadores, porém, ainda esta longe de ser um partido influente entre os demais menores.

É admirável o acanhamento do PT perante a atual situação, acostumados estamos a lhe dar com um PT barulhento  como em tempos de outrora. O PT sabe que nesse momento enquanto menos aparecer nos holofotes melhor, afinal, o partido já esta aparecendo nos noticiários da operação Lava Jato e tratando de corrupção sabemos que o PT é sempre o protagonista. O governo esta a deriva, Lula desesperado, vive o dilema  de buscar articular para  manter a sua criatura no poder, o que esta se tornando cada vez mais difícil essa árdua tarefa. Além de frágil perante a opinião pública, o governo esta sendo abandonado pela sua base aliada, haja vista, que não desejam afundar abraçados a Dilma.

E o PMDB? É o partido que detêm a maior força do país e que tem em suas mãos a câmara e o senado federal, possui também as raposas da politica nacional, como a exemplo; Renan Calheiros, Eduardo Cunha e o Michel Temer. É um partido dividido e será o contrapeso preponderante para decidir os instantes finais dessa celeuma. De um lado temos o incendiário Eduardo Cunha, que joga duro na câmara federal e com suas pautas bombas tira o sono do planalto. Renan Calheiro que havia engrossado o tom contra o governo, agora esta sendo amansado, já que começou a ganhar mais espaço no governo e inclusive elaborou a agenda nacional, um suborno visível para que fique ao lado da situação. Michel Temer, ora, demonstra desentendimentos com a Dilma, ora, aduz que é 100% fiel ao governo, esse só sairá de cima do muro quando as coisas tomarem uma maior proporção, esperemos os protestos do dia 16/08 e veremos qual rumo irá trilhar o PMDB.

Mesmo com tantas incertezas, ainda sim temos algumas conclusões, Dilma não governa, Aécio se esconde por traz da fumaça cinzenta da operação lava jato, Lula prega o terror caso sua criatura  seja derrubada e tem como seus aliados a CUT e o MST, e tenta desesperadamente tapar os buracos em seu navio, Eduardo Cunha a cada dia da um passo para a derrubada do mastro principal do navio  petista, Michel Temer espera o momento certo para dar o bote, e por fim, nós  brasileiros a cada dia que se passa mais ferrados ficamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário