Tradutor

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O perigo do voto facultativo no cenário político atual

Por: Ricardo Junior

O voto é uma arma muito poderosa nas mãos dos cidadãos em qualquer democracia que se preze. Trazendo a luz deste raciocínio para a nossa nação, vivemos uma lide não muito fácil de ser equacionada, pois, estamos enfrentando um momento de crise política, muitos críticos e analistas políticos asseveram que essa seja a mais grave desde a redemocratização, superando, inclusive, a que culminou o impeachment do Collor. 

Já se discute há um certo tempo a vigência da obrigatoriedade do voto, grande parte das pessoas que converso são a favor, defendendo a tese de que "é preciso ter liberdade para desejar votar, como também não votar", analisando por esse ponto é muito bonito, soa poético, mas a questão é bem mais complexa do que parece.

Vejamos, o voto pode mudar o nosso destino, isso já foi comprovado diversas vezes em nossa história, o problema do povo brasileiro é que as pessoas não se interessam em acompanhar o que fazem os seus políticos, só os acompanham  em épocas de eleição, e depois reclamam que "não fazem nada". Ouço muitas pessoas dizerem um ano antes das eleições que " não votará em ninguém, porque é tudo ladrão", quando chega o ano de eleição na primeira oferta de compra de voto se vende. Pode um camarada que tem uma atitude como essa reclamar da corrupção dos seus políticos?


Em tempos de outrora lutaram tanto para terem o poder de votar e agora não o querem, nossa democracia é recente, os brasileiros ainda estão aprendendo com os erros que o voto proporciona, não podemos comparar a nossa democracia com a democracia Norte Americana, afinal, eles são republicanos desde sua independência, e com certeza já passaram por muitas experiencias boas e ruins com eleições, sem contar que o nível cultural e educacional é diferente do nosso. 

Destarte, imaginemos o povo brasileiro que pouco se interessa sobre política, mal sabe acompanhar os seus políticos, quando surgem debates sociais são induzidos pela mídia, e ainda acham que podemos mudar o processo eleitoral? Não temos maturidade política, intelectual e cultural para tanto. Imaginemos, os mais esclarecidos que estão revoltados resolvendo se abster do voto , o que será do nosso país ? Estará nas mãos daqueles que pensam com a barriga, daqueles que vivem de favorecimento político. Por exemplo, o pessoal do bolsa família hoje é um sobrepeso preponderante nas eleições, imaginem se o voto for facultativo? O governo viverá fazendo terror como já o faz com esses programas sociais e mudança que é bom nunca ocorrerá. 

Não jogue no lixo um direito que foi conquistado com tamanha luta, não queira ser omisso mediante a realidade do país, pois, você votando, ou deixando de votar, também será culpado de qualquer  forma pelo futuro da nação. Lembre-se, omissão também é culpa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário