Tradutor

terça-feira, 26 de novembro de 2013

A guerra civil brasileira

Não  se pode ficarmos imparciais na situação atual, ou estamos do lado da policia, ou estamos do lado dos bandidos!

Por: Ricardo Junior
Estamos vivenciando um período de constante insegurança, a violência já tomou conta dos centros urbanos e rurais. A sensação de medo é comum entre os brasileiros, estamos nos deparando com um verdadeiro estado de guerra, o tráfico tem matado milhares de jovens e adolescente por todo o país, a sociedade esta coagida pelo crime organizado, toque de recolher, arrastões em praias e restaurantes, assassinatos, entre tantos outros atos de violência que a cada dia nos surpreendem.


Tomada do complexo do Alemão


O crime está cada vez mais comum em nosso meio, os valores sociais estão se perdendo com o andar da carruagem, os poderes públicos pouco fazem para impedir a imperatividade dos criminosos. O nosso aparelho repressivo ao crime organizado está muito frágil, enquanto um policial possui uma pistola .40, e poucos são os detentores de fuzis, os chamados "grupos especiais", já os bandidos estão armados até os dentes, com sub-metralhadoras, fuzis de uso restrito das forças armadas, granadas, e etc. Como  o policial irá sair as ruas para o combate diário a esses criminosos se o estado não lhe da condições? O senso de inferioridade arsenal já está contido na mente do policial, pois a realidade é evidente, só não vê quem não quer, e essa é a pior cegueira. O policial já sai em operação inseguro, e muitos dão a vida pela nossa segurança, e o estado não os reconhecem. O ideal seria que todos os carros da policia fossem blindados mas isso é um lucro para poucos, o que seria da nação se não fossem as forças armadas? O que era papel da policia terminou sendo do exercito, como no caso das ultimas operações da tomada do complexo do alemão, e quando tem eleição? Por que não confiam na policia? A policia é descredibilizada pela falta de preparo e investimento, o governo é tão ciente disso que as operações de peso refletem toda essa questão. 

São delegacias em pleno estado de abandono, viaturas sucateadas, armamentos precários e de pouco poder arsenal, salários lá em baixo, o que facilita e muito para a corrupção dentro dessas instituições, falta de treinamento adequado a toda corporação, é lamentável analisar que em alguns casos há a conivência entre policiais corrompidos pelo sistema e bandidos, essa relação nos remete a um agravante ainda maior, pois como apostar na policia, se ela mesma não tem segurança própria, e se ela não tem segurança própria, como ela irá passar a tal para a sociedade?

Os chefões do crime organizado mandam e desmandam de dentro das celas de segurança máxima, propinas são pagas a agentes penitenciários, outra classe que também não recebe uma boa remuneração. O que era pra se manter esses bandidos de alta periculosidade longe do contato social, terminou por não cumprir com o oficio, porque eles estão diretamente ligados ao controle das ações mesmo lá das cadeias, eles não estão de corpos presentes, porém as ações de seus grupos refletem o seu poderio sob a sociedade. Já imaginaram se o Fernandinho Beira-mar por exemplo; amanhecer encontrado morto em sua cela? A onda de violência pelas gangues que ele controla,(me permitam citar o "Comando Vermelho"), seria grandiosa.

Permitam-me refrescar a mente dos leitores: Em 2006 o PCC mostrou sua força e tocou o  terror, o estopim teria sido uma resposta a decisão do governo do estado de São Paulo de isolar líderes da facção com o objetivo de desmontar a articulação da mesma colocando-os em presídios de segurança máxima. Imaginem um dos grandes líderes dessas organizações criminais assassinado?A onda de violencia seria triplicadamente em relação a onda de ataques que se sucederam em 2006. Fora os que moram em terror constante, com os toques de recolher, e ainda secretários de governos asseveram  que o estado tem o controle da situação? Paciência meus caros, papafigo engana menino. No final da postagem colocarei videos dos ataques do PCC em 2006, entre esses vídeos postarei  a recente tomada do complexo do Alemão, problemas nos sistemas carcerários e entre outros problemas.


Entram governantes e saem governantes e a situação não muda, o que vamos fazer? A solução todos já sabem, investir em educação, melhorar os aparelhos repressivos contra o crime organizado, dar condições viáveis para as instituições, buscar tira-las da corrupção, aumentar o efetivo de policiais, investir na recuperação dos nossos apenados, em fim... não é uma tarefa fácil, porém, se entra governo e sai governo e a  situação não muda, então está mais que na hora dos cidadãos agirem pelo bem comum, se querem sair vivos dessa guerra civil é melhor serem verdadeiros seres políticos, pois se não nos mobilizarmos com protestos, e muita pressão pra cima de quem elegemos e que muitas das vezes endeusamos nos períodos eleitorais, nada irá mudar, ou se está do lado da policia, ou do lado do crime, não existe imparcialidade nesse contexto, pois a vitima somos todos nós.

 No entanto uma lição levamos de tudo isso, basta o governo querer pra resolver essas questões, vejam que os problemas no complexo do Alemão, um famoso morro carioca  foi  parcialmente resolvido, e essa resolução pode ser um modelo a ser seguido em todo o país, até quando o exercito será o salvador da pátria? O pior é que uma vez que morros ocupados pelas UPP'S os traficantes terão poucas opções, irão ter que migrar para as pequenas cidades, para o nordeste do país, ou recomeçar ao modelo de trafico de antigamente, nas ruas centrais das grandes cidades, porque eles ali no morro ficam mais isolados, isso não implica dizer que só fiquem la, não é bem assim, porém o QG do tráfico é distante da grande maioria, então ao efetuar tais operações como a exemplo da ocupação dos morros pela polícia, é preciso analisar para onde irão esses traficantes, é preciso uma solução mais eficaz, pois não podem permitir que  ocorreram esses êxodos, destarte os criminosos só estarão mudando de endereço.

Em 2014 peço que analisem em quem irão delegar os seus votos, pois o nosso futuro depende de nós. Os nossos políticos são modelos da nossa sociedade, eles emanam do povo, e se o povo é corrupto, consequentemente os políticos chamados de "representantes do povo" será mais ainda, acompanhem programas eleitorais, escutem mais a voz do Brasil, é sempre bom estarmos informados de tudo que está acontecendo em nossa volta, atualmente o povo padece de informação, não por falta de opção, e sim por opção própria mesmo. Vejamos que a informação chega a todos nós, não acesse a internet apenas para olhar os status do "facebook", ou ver o falido "orkut", aproveite e leia sites informativos, leiam blogs, formem opiniões lendo os temas que você desconhece, e busque não somente ler um lado da moeda, leia algo contra e outro a favor de tal tema, não seja mais um imbecil ocupante da terra, seja um cidadão com opinião própria, e tomem muito cuidado com a mídia manipuladora, pois ela é a escória da sociedade.

Já asseverei em outra postagem, e retornarei a asseverar,  a situação que passamos hoje os culpados somos todos nós, pois é impossível existir governo sem povo, é impossível haver nação sem governo, somos seres políticos, e temos que exercer o nosso dom, pois aquele que não se interessa por política será facilmente dominado por outro que se interessa. Bote a cabeça pra funcionar!

Abaixo vídeos relacionados ao tema abordado:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário