Tradutor

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Promessas de um governo utópico e a triste realidade do povo brasileiro

Por: Ricardo Júnior

Promete... promete... e promete. Esse é o legado de muitos governantes por todo país, mas hoje meu enfoque é para algo realmente relevante, pelo menos para mim, o tema que abordarei  é "a transposição do Rio São Francisco".

Para os que não conhecem o Rio São Francisco abaixo colocarei uns dados básicos de um dos maiores rios do país.

O rio São Francisco é um importante curso de água que percorre 2.830 km no território brasileiro, é popularmente chamado de Velho Chico.

O Rio São Francisco é conhecido popularmente como Velho Chico

Esse rio brasileiro nasce no estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra, e sua nascente está situada a uma altitude de 1.200 metros. Em sua extensão, corta o estado da Bahia. Ao norte do território baiano, o rio serve de fronteira natural com Pernambuco, além de estabelecer limites entre os territórios de Sergipe e Alagoas.

O rio, em seu percurso, corta áreas influenciadas por diferentes climas, vegetações e relevos, sendo utilizado com fonte hídrica para a geração de energia em cinco usinas hidrelétricas.

Nas áreas próximas às nascentes e à foz, as chuvas são relativamente abundantes, já nos outros pontos, o clima é muito seco.

O Velho Chico percorre regiões semiáridas, com pouca chuva e afluentes temporários, mesmo assim é perene (não seca em nenhum período do ano), isso porque seu volume é mantido por afluentes (perenes) no centro do estado de Minas Gerais.

Em toda sua extensão, conta com um total de 168 afluentes, sendo 90 na margem direita do rio e 78 na margem esquerda. O rio possui uma enorme importância econômica, social e cultural para os estados cortados por ele.

Em diversos trechos, o São Francisco oferece condições de navegação, desse modo, as principais cargas transportadas são de cimento, sal, açúcar, arroz, soja, madeira e gipsita, incluindo o transporte de pessoas, sobretudo de turistas.

Suas águas são usadas para o turismo, lazer, irrigação, transporte, entre outros, desempenhando um importante papel socioeconômico para os estados e, principalmente, para as cidades em sua margem.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Da pra perceber o quanto o Rio São Francisco é importante para os sertanejos, muitos convivem com a seca e são vítimas da fome, miséria e do abandono de seus políticos, políticos esses que apenas lembram-se desses eleitores sedentos em épocas de eleição. Compram-lhe seus votos com mera micharia, um carro pipa aqui e outro acolá, construção de pequenas cisternas e etc. O mais importante eles não cobram do governo federal e a sua execução imediata. A transposição é uma celeuma para eles, tendo resolvido o problema da seca, com o quê iremos comprar esse povo?

O povo brasileiro assim acredito, estão cansados de promessas e mais promessas, nesse ano de pleito é beijinho e abraço aqui, cafezinho dali, e depois? o que o seu governante tem feito pela sua cidade? pelo seu estado? Vou abranger mais o discurso para não parecer tocar apenas em uma tecla, e os seus deputados federais e estaduais? Senadores? O que eles tem feito lá na casa de mãe Joana? Será que realmente eles defendem os projetos do povo? ou os seus particulares? Meia duzias de gatos pingados da oposição cobram mais ações em relação a transposição do rio São Francisco, o governo do PT prometeu, o Lula asseverou que em 2012 a obra ja estaria no seu curso final, já estamos em 2014, cadê a conclusão?
Dilma, a sua sucessora e fiel escudeira foi eleita e em seus discursos por onde passava era que a transposição seria uma obra prioritária em seu governo, será que foi realmente?

Até quando queridos brasileiros iremos viver mendigando a esses políticos? O que você tem feito para mudar a sua realidade e a realidade de onde você mora? Tem feito o que é função da prefeitura, ou dos governos federais e estaduais? Já me deparei com moradores de certas localidades resolverem seus problemas, pois não aguentaram a morosidade dos seus "representantes".

Voltando ao caso PT, alienam o povo através do seu engenhoso marketing, no guia eleitoral tudo está há mil maravilhas, "ah o Brasil empresta dinheiro ao FMI e a inflação esta controlada" ,"As obras do rio são Francisco estão em ritmo acelerado", palavras dos petistas. Em que Brasil eles vivem? Basta você ir a um mercadinho e perceber o quanto tudo esta caro, o que mais me deixa indignado é saber que estádios foram construídos em 3 anos, 4 anos, e um projeto que interessa o povo brasileiro que irá os beneficiar cai no esquecimento. As vezes chego a pensar que o PT não tem oposição e a que tem não da conta da demanda, a oposição do PT tem que ser o povo brasileiro, pois não duvido nada que em breve instaurem a ditadura do proletariado. Não engoli essa CPI da Petrobrás, ficou também explicitamente ali que a oposição política não tem força, esta na hora da CPI da Petrobrás, CPI mista, diferente daquela palhaçada que fizeram a pouco. 

Abaixo segue a realidade:






O que o PT mostra
Promessa não cumprida:




Deixem de fanatismo e tirem suas próprias conclusões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário