Tradutor

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A copa e seus contrastes sociais

Por: Ricardo Júnior
    O Brasil esta sofrendo um processo de desenvolvimento sob a tutela da FIFA. Nunca se viu tanto em tão pouco tempo, várias obras por todos os lados, são construções de novos estádios de futebol, hotéis luxuosos, melhoramento em algumas estradas por onde irá passar as comitivas das seleções e seus respectivos torcedores, uma busca desesperada para um milagre no sistema aéreo do país, entre algumas outras particularidades que só a copa traz.
    O turismo no Brasil estará em alta em 2014, o governo sofre constantes pressões por parte dos membros da alta cúpula do futebol mundial, é preciso agilizar as obras para que terminem no prazo determinado. Nunca se viu tanto empenho no setor de infraestrutura, mas por quê não antes, e só agora? Com todos esses investimentos que estão ocorrendo por todo país, ainda nos deparamos com o marasmo em obras públicas.
    O que importa para o governo federal, está parecendo somente os estados que irão sediar a copa, e que serão sub sede, os outros passam despercebido aos olhos do PAC. 
A Paraíba que o diga dona Dilma Rousseff, quais são as obras faraônicas que o teu governo implantou em nosso estado?
Governas para o teu interesse, ou para o interesse coletivo da nação?
   Nos deparamos com verdadeiros tapetes de asfalto pelos estados da copa, mas as vezes o contraste social ao lado passa despercebido pela velocidade e falta de percepção por parte dos brasileiros.
De que adianta melhorar nossas estradas, e o povo continuar na exclusão? É como ir ao banheiro e esquecer de dar descarga.
   Só no Brasil isso acontece, melhoram primeiro alguns setores de infraestrutura, porém esquecem do povo, e olha que estão melhorando apenas o que servirá para os turistas da copa. Hospitais, delegacias, presídios e escolas, continuam na mesmice de sempre.
  Hospitais sem leitos suficientes para atender a demanda da forma adequada e cidadã; delegacias em verdadeiro estado de ruínas; presídios superlotados, não existem políticas públicas de recuperação dos foras da lei, se vê uma verdadeira fábrica de bandidos nos presídios, e ainda por cima muitas pessoas querem diminuir a menoridade penal, mas como? Sem a menor estrutura? É atirar contra o próprio pé. As nossas escolas o que falar delas? Verdadeiros lixos de tijolos, sem falar na Amazônia que tem escolas feitas de taipa submersas ao rio negro e solimões. Qualidade de ensino que é bom ta em falta, heim?
Mais médicos, e menos condições de se trabalhar dignamente. Por quê não colocam os médicos cubanos em um Sírio libanês? Só para o pobre, mas porquê? Se a qualidade do curso de medicina em Cuba é modelo a ser seguido? É muita contradição.

    Os nossos governantes esqueceram do povo, pois a copa para eles trará muito mais lucro, mas 2014 vem aí... Reflitam em quem irão reeleger, enquanto os guias eleitorais mostram um BRASIL sem problemas, tudo encima, a realidade das ruas mostram o contrário, basta levantar-se deste sofá, e ande, veja ao seu redor o caos que se encontra o nosso país. Não precisa ir muito longe não, basta olhar a situação de alguns vizinhos que vivem em estado de sítio, é moradia inadequada, falta de saneamento básico, mas porque se importar com isso se os turistas não irão frequentar o subúrbio das cidades?

Turistas querem saber de, hotéis de luxo, belas praias, excelentes restaurantes e ótimos estádios. O bom futebol será apreciado, mas a péssima política continuará enganando, e fingindo querer bem a VOCÊ!

Acorde! Deixe o fanatismo político de lado, pois isso só atrasa o nosso país, sejamos cidadãos, lutemos pelo nosso país!


MUDA BRASIL!



Nenhum comentário:

Postar um comentário