Tradutor

domingo, 6 de outubro de 2013

Os reis do Brasil, e a nossa esperança

     O Brasil foi colonizado por portugueses que buscavam ouro no assim chamado "novo mundo". Passamos por diversos processos políticos e econômicos até chegar aonde estamos, vivemos o período das casas de engenho, da cana de açúcar, da grande produção de algodão e café, até a industrialização e suas novidades. Oficialmente após a proclamação da independência tivemos três monarcas D. Pedro I, D. João VI, e D. Pedro II. De la pra ca, sucederam-se vários lideres políticos, adicionando a republica, lideres como, Marechal Deodoro, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Juscelino Kubsheck, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, e Lula.

      Hoje vivemos um período de escassez de lideranças, ao que nos resta apenas  apostar em  poucos um futuro que buscamos ser o ideal. Na verdade o povo brasileiro para tudo elege um rei, na musica temos Roberto Carlos, eleito não pelo povo, e sim pela Rede Globo, no futebol temos a imagem do Pelé, no baião Luiz Gonzaga, no sertanejo Sergio Reis, entre outros. Mas por que o povo brasileiro é tão carente de um rei? será que a ideia de monarquia ainda resiste mesmo após tantos anos? A verdade é nítida, a importância de um rei para os brasileiros é de tamanha proporção. Sendo bem realista em relação ao cenário que vivenciamos, não posso aqui deixar de afirmar o que para mim é obvio, nossa política partidária vem produzindo escassamente líderes políticos. Diferente de tempos de outrora, onde tinhamos lideranças de diversas correntes, sejam elas ideologicas, sociais, e política. Hoje as duas forças estão concentradas no PSDB e no PT em relação a lideranças populares. No PSDB temos a imagem do eterno presidente FHC, ja para muitos, o Lula é o neo-Getúlio "pai dos pobres". No entanto, Lula não pega uma letra sequer do ex-presidente Getúlio Vargas, cada um possui um estilo diferente, ideologias diferentes, governos em contexto histórico totalmente adversos e distantes, porém o que tenho de concordar é que para a grande massa popular, Lular é um grande lider, como nos tempos de Vargas ele era para o país.
     O que se percebe é que as oposições políticas ao PT do Lula, tentam formar um líder para poder lutar de igual para igual nas urnas. Falharam por 3 vezes consecutivas, a primeira com o José Serra, a segunda  com Geraldo Alckmin, a terceira novamente com José Serra, e após sucessivas derrotas o PSDB esta apostando em um político em plena ascensão no cenário nacional. Novas  figuras se fazem presentes em nosso tabuleiro político, como a exemplo do senador tucano e articulador nato Aécio Neves, do brilhante governador de pernambuco, o socialista  Eduardo Campos, e da conservadora Marina Silva. Ja que não temos mais a monarquia, a sociedade exige dos partidos  líderes para nutrir o que a falta de um rei traz, é evidente que esses líderes tem que serem o mais próximo possível de seus anseios, e buscar sanar os problemas gigantescos que o nosso país enfrenta. Como diria o Che "antes de ser  um bom líder, é preciso saber ser liderado". As nossas esperanças estão nas renovadas forças políticas do país, torcemos para que esses lideres não sejam iguais a terríveis lideres do passado. Todos nós brasileiros esperamos não nos decepcionar como foi com o  Collor em 92, acreditávamos em um novo rumo, e isso não aconteceu. . 
    O simbolismo de um líder para o Brasil é muito importante, e olha que não vivemos em uma monarquia constitucional como la na Inglaterra. É sempre bom lembrar que "candidatos" a líderes do país aparecem, porém quem os elegem somos nós, portanto em 2014 devemos analisar bem em quem vamos votar, podemos eleger um mero presidente, ou podemos eleger um novo líder presidencial. Isso cabe a nossa consciência, e a nossa visão critica da coisa. 

MUDA BRASIL!


  Ricardo Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário