Tradutor

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dengue, o caminho para a solução é a lei

Por: Ricardo Júnior
A dengue é transmitida pelo famoso Aedes (Stegomyia) aegypti ou popularmente conhecido como "O mosquito da dengue". Esse mosquito adquire  um arbovírus da família Flaviviridae, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
O problema é de saúde publica,  falta mais amparo por parte do governo federal em ajudar os órgãos  públicos de combate e controle da epidemia. A dengue está sendo um mal nacional que vem matando muitos brasileiros, ainda não se tem em percentual a quantidade exata de mortes em 2013, mas a estimativa é que o numero de mortos tende a aumentar.
O maior causador desse problema que nos aflige, somos nós cidadãos e cidadãs, que abrigamos em nossas casas criadouros de larvas e pupas que mais tarde tornam-se mosquitinhos alvinegros. Talvez se no Brasil fosse crime todos imoveis que forem  encontradas larvas, e confirmadas em laboratório que seja do Aedes o problema poderia até diminuir, mas não basta somente a criação de leis punitivas, é preciso o poder coercitivo do ministério público para agir em conjunto com os agentes de epidemias, pois uma vez que as leis são criadas, difícil se-tornará o trabalho a ser cumprido, pois o numero de imóveis fechados e recusados serão altíssimos.

O caminho atualmente é a conscientização, a divulgação em cada imóvel visitado é de suma importância,  pois os agentes de epidemias tem uma função bastante importante na sociedade, não somente de combate, mas também de educação ambiental. Pena que são poucos valorizados pela sociedade e pelos próprios governantes.
Devemos abrir as portas para estes agentes trabalharem, pois os mesmos fazendo a parte deles, e nós fazendo a nossa, a saúde publica agradeceria, e o panorama atual mudaria. A educação nas escolas também é bastante importante, a nossa esperança é que a nova geração não seja igual a essa, que venham jovens conscientes dos problemas ambientais e de saúde pública, pois uma sociedade bem instruída, é aquela que possui educação.
Vejo a saída para esse problema na criação de leis, pois o tanto que é divulgado, conscientizado, ensinado, e quando os agentes voltam ao imóvel, em alguns casos o lugar esta do mesmo jeito. Infelizmente no Brasil é assim, se não for por bem, irá por mal, assim foi com a lei seca, a sociedade era conscientizada diariamente em veículos de comunicação diversos, e o que resultou? em nada. A coisa só veio mudar com a criação da lei, e claro a efetivação dela por parte dos órgãos competentes.

Dicas de prevenção:

Aedes aegypti 
É melhor prevenir do que remediar, pois se não cuidarmos a dengue pode nos matar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário